Nova Maturidade

Longevida Expo+Fórum: debates para um melhor envelhecer

Um grande público prestigiou os três dias da quinta edição da Longevidade Expo+Fórum, que foi realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, no último fim de semana. Entre o dia 29 de setembro e 1 de outubro, data em que se comemora o Dia da Pessoa Idosa, foram muitos debates e palestras com temas como empreendedorismo 50+, políticas públicas, idadismo, cuidadores, demências, exercícios físicos para o envelhecimento saudável, diversidade, intergeracionalidade, aprendizado ao longo da vida, saúde mental, sexualidade, turismo, sustentabilidade, entre outros.

Para o presidente da Longevidade Expo+Fórum, Walter Feldman, o balanço foi positivo. “Foi um evento importante, superior em termo de qualidade, presença e participação objetiva tanto dos palestrantes como dos expositores, como do público em geral, relativamente ao ano anterior, e eu diria que nós estamos preparando agora talvez o salto acontecer em 2024”, destacou. A data da próxima edição já foi anunciada nas redes sociais e deve ocorrer entre 1 e 3 de outubro do próximo ano.

Feldman destacou a presença de representantes dos governos federal, estadual e municipal e de instituições de destaque no segmento. A Prefeitura de São Paulo foi uma das patrocinadoras do evento, e a abertura contou com a presença do secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), Alexandre da Silva.

Entre os avanços, ressaltados pelo presidente do evento, o combate ao idadismo, a compreensão das velhices cidadãs, e a consecução de políticas públicas para que as pessoas idosas tenham um tratamento mais adequado nesse novo momento de explosão da pirâmide, tanto dos governos, como das instituições, empresas e nas próprias famílias.

Alguns dos visitantes manifestaram preocupação com determinados expositores, que não estavam preparados e utilizaram abordagens marcadas por estereótipos e pré-conceitos que ainda persistem, o que não diminui o sucesso do evento, mas demanda um olhar atento dos organizadores.

Envelhecimento Ativo

Na programação destaque para a sétima edição do Congresso Municipal do Envelhecimento Ativo – Cidade Amiga dos Idosos, realizado no sábado, dia 30 de setembro, que teve como tema “A Pessoa Idosa e o Planeta”, com a participação de nomes como o presidente do Centro Internacional da Longevidade e codiretor do Age Friendly Insitute, Alexandre Kalache; a jornalista Cláudia Collucci; a ativista sênior Helita Honda; o secretário-executivo de Mudanças Climáticas de São Paulo e presidente de honra do Congresso, Gilberto Natalini, entre outros.

A organização do Congresso, comandada por Luciana Feldman, conta com a participação de diversas organizações envolvidas em projetos para pessoas idosas, como o grupo Trabalho 60+, SeniorGeek, Associação Brasileira de Gerontologia (ABG), Ativen, Apoio, Eternamente Sou, 50mais Ativo, AtivIdade, entre outros.

Cuidado

Foi realizado também o Congresso Nacional de Cuidadores, Cuidados e Longevidade, o Conacare 2023, idealizado pela MasterCare, em parceria com a Longevidade Expo+Fórum, com o objetivo de colocar em evidência os cuidados de pessoas idosas. Um dos debates reuniu o presidente da Associação de Cuidador de Idosos de Minas Gerais, Jorge Roberto; a diretora da Associação de Cuidadores da Região Metropolitana de São Paulo (Acirmesp), Cris Alves; a CEO da MasterCare e diretora do Conacare e Hub Longevidade, Márcia Vieira, e o cuidador César Dantas.

Os cuidadores solicitam o apoio para o Projeto de Lei 5178/2020, que cria e regulamenta a profissão de cuidador de pessoas, que, como disse Jorge Roberto, já é reconhecida pela sociedade. A luta, que começou em 2012, teve um avanço importante com a aprovação recente do salário mínimo paulista de R$# 1.550, incluindo os cuidadores de idosos. Segundo Cris Alves, o cuidador César Dantas teve uma participação efetiva para essa conquista enviando ofícios para os deputados.

Livros

Destaque também para livros lançado no evento pela Portal Edições. A repórter 60+, palestrante e ativista contra o idadismo, Silvia Triboni, lançou “Empregabilidade 50+ – Estratégias e informações para uma carreira de sucesso na maturidade”. O livro reúne artigos com dicas e estímulos à empregabilidade e boas práticas no âmbito do trabalho para as pessoas 50+.

Fabiana Satiro, especialista em Neuropsicologia e Gerontologia, que atua com estimulação cognitiva, juntamente com sua sócia na 50mais ativo, Vera Caovilla, graduada em administração hospitalar, que por anos atuou na Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), são as organizadoras do livro “Alzheimer – Conhecer para cuidar”.

O livro lançado no estande do Portal do Envelhecimento, na Longevidade Expo+Fórum, busca oferecer a profissionais do cuidado e familiares o máximo de informação reunida em 31 artigos de diferentes profissionais, trazendo orientação e conforto. Entre os autores, Sandra Regina Gomes (Longevida), Jorge Felix (EACH-USP), Fernanda Gouveia (Virada da Maturidade), Mauro Anastácio (Musicoterapia), Cristiane Pomeranz (Arteterapia), Katya Blat (Odontogeriatria).

Os livros podem ser adquiridos no site do Portal do Envelhecimento.

Sair da versão mobile