A Longevidade Expo+Fórum surpreendeu seus visitantes nos três dias de evento, reunindo empresas de diferentes setores do mercado da longevidade, além de instituições, organizações e associações voltadas para este público. Veja mais sobre o conteúdo diversificado clicando aqui. O sucesso foi tanto que a próxima edição já está confirmada para os dias 30 de setembro e 1 e 2 de outubro de 2020. “Na segunda edição, Dia do Idoso também será contemplado. Estaremos aqui esperando nossos visitantes para mostrar, espero, mais coisas”, afirmou o gerente-geral da Longevidade Expo+Fórum, Fabio Madeira. Mais informações sobre o evento no site.
O executivo conversou com o blog no último dia de evento, 1º de outubro, Dia Mundial do Idoso. “É uma iniciativa que nasceu da cabeça de uma pessoa madura extremamente empreendedora que é o Francisco Santos (71 anos), o presidente da companhia, apoiado e sustentado por mais dois maduros extremamente competentes que são a Waleska Santos, vice-presidente e esposa do Francisco, e o Jorge Souza que é diretor superintendente e parceiro deles desde o primeiro ano de companhia. Eu com 36 anos estou no meio desses caras que sabem muito, tentando aprender”, destacou Fabio.
Para o gerente-geral, a Longevidade Expo+Fórum 2019 de forma muito positiva. “Eles estão conseguindo mostrar para a sociedade, para o mercado que esse consumidor merece mais atenção, merece ser mais respeitado, valorizado, primeiro por uma questão social, segundo porque eles já representam muitos e muitos negócios. Esse público coletivamente é um negocio enorme e não faz o menor sentido as empresas não olharem para eles com valorização, cuidado, e de uma forma adequada e contemporânea”, ressaltou.
A longevidade, segundo o gerente-geral da Longevidade Expo+Fórum, é tema de eventos como a feira na Europa e na Ásia. “Não tem como evitar esse envelhecimento populacional, essa transformação demográfica. Eles já discutiam sobre envelhecimento na Hospitalar (vendida para um grupo do exterior que atua no Brasil), mas aí que vem a sacada, envelhecimento não é só saúde, muito pelo contrário, envelhecimento é lazer, entretenimento, educação, finanças, empreendedorismo e tecnologia”, ressaltou.
E trazer o tema da longevidade e do envelhecimento como base de uma feira também representa a quebrar de paradigmas. “A gente tira aquela ideia equivocada que a pessoa idosa é frágil ou então não tem mais utilidade. Você começa a perceber que ela é absolutamente igual a mim, a ti, e tem um monte de necessidades, mas não só isso tem desejos, vontades, planos”, salienta Fabio. Segundo ele, o núcleo do evento é o ser humano e não o mercado específico.
Aprovada
A avaliação positiva da Longevidade Expo+Fórum é compartilhada pelos expositores, como a presidente da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG), Eva Bettine. “A gente no começo estava com uma certa restrição porque pensamos que tivesse só esse cunho mercadológico, mas ela surpreendeu positivamente. Somos só da área acadêmica e tivemos muita procura, muito interesse de pessoas. Nós vimos gente vendendo coisas lógico, planos de saúde e produtos, mas sempre com esse mote da qualidade de vida. A feira atendeu e superou as nossas expectativas”.
Para o professor Egídio Dórea, coordenador da USP Aberta à Terceira Idade e do programa de Envelhecimento Ativo da instituição, a Longevidade Expo+Fórum será um marco para a cidade de São Paulo. “Foi um início extremamente positivo. Eu acho que essa feira ficará na história de São Paulo e fará parte do calendário da cidade. Nós precisamos de eventos assim para discutir todos os aspectos relacionados à longevidade. É muito bom você estar congregando em um mesmo ambiente diversos saberes e pessoas sedentas desse conhecimento”. No estande da USP Aberta à Terceira Idade, três dias intensos de palestras e atividades com os mais diversos temas.
Sérgio Duque Estrada, embaixador da Aging2.0 São Paulo, também foi surpreendido. Na Longevidade Expo+Fórum a Aging revelou as três startups vencedoras da II Chamada de Negócios da Longevidade (leia a matéria aqui). “Foi realmente acima das minhas expectativas porque é a primeira feira. Sempre existem coisas que podem ser melhoradas, mas já foi uma feira fantástica e deu uma grande oportunidade para as pessoas entenderem como a tecnologia, que é a nossa pegada, pode de fato contribuir para a melhoria devida dos 60+. Foi uma oportunidade fantástica das nossas startups interagirem com o público”, concluiu. (Katia Brito)