A Ativen, em parceria com YouTube e Vibra, empresa digital do Grupo Bandeirantes, lançou recentemente o canal de vídeos Manual do Tempo, que reunirá informações sobre temas ligados à qualidade de vida e às diferentes fases do envelhecimento. O objetivo é aumentar o protagonismo de pessoas com mais de 60 anos em conteúdos digitais, além de promover reflexões para auxiliar no combate a estereótipos, tabus e preconceitos.
O projeto surgiu para abordar questões relacionadas à idade de maneira acessível e direta, sob a ótica de pessoas que estão vivendo diferentes fases desse processo. “Idosos são frequentemente retratados nas mídias como frágeis ou dependentes, o que distorce a experiência de envelhecer. Lidar com a própria vulnerabilidade não é abandonar nosso potencial construtivo”, defende Egídio Dórea, médico, coordenador do programa USP 60+ e diretor da Ativen.
O isolamento social impulsionou o uso de novas tecnologias e uma parcela da população com 60 anos ou mais, estimada em aproximadamente 34 milhões de pessoas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), se adaptou e não ficou de fora dessa mudança.
“Considerando que, em 2050, os brasileiros 60+ representarão cerca de 31% da população, a inclusão digital que estamos vivendo agora mostra o quanto esse público quer e pode estar mais presente no mundo digital”, avalia Sérgio Duque Estrada, fundador da Ativen e embaixador do Aging 2.0 São Paulo e América do Sul.
Parceria
“O YouTube tem como missão dar voz a todos e compartilhar suas histórias. Temos visto no Brasil diversos canais de criadores na terceira idade se destacando na plataforma, como as Avós da Razão e o Vovô joga também. Eles ajudam a desmistificar o significado de envelhecer e trazem conteúdos relevantes não só para quem já chegou à maturidade”, comenta Lúcia Zaragoza, gerente de parcerias do YouTube Brasil.
Na estreia, o “Manual do Tempo” apresentará a série “Covid-19”, em que especialistas refletem sobre prevenção, tratamento, solidão e tecnologia em nove episódios, com um novo vídeo a ser disponibilizado toda quinta-feira, às 12horas. Participam a médica geriatra Karla Giacomin, o professor Eugênio Bucci, o médico epidemiologista Alexandre Kalache e a terapeuta ocupacional Carla da Silva Santana, entre outros.
As novas temporadas abordarão outros temas, aprofundando questões ligadas à tecnologia, entretenimento, finanças e empreendedorismo. A Vibra, parceira do projeto, divulgará o “Manual do Tempo” nas plataformas dos telejornais da Band na televisão e na plataforma digital, além de exibir o conteúdo do projeto semanalmente no canal Band Jornalismo, no YouTube. (Fonte: Ativen/Aging2.0 / Imagem de Pexels por Pixabay )