A Kimberly-Clark, multinacional norte-americana de produtos de higiene pessoal, anunciou recentemente a parceria com a Maturi, startup especializada em fomentar a presença de pessoas 50+ no mercado de trabalho. Desde 2018, a companhia vem desenvolvendo ações e estratégias voltadas ao tema de diversidade e inclusão, olhando também para o cenário geracional e seus principais desafios.
A primeira etapa da parceria com a Maturi foi a realização de um diagnóstico para mapear e compreender o momento e a percepção desse público da multinacional, quanto ao seu trabalho, experiência e seus objetivos para o futuro. Um dos destaques da pesquisa é que 69,99% dos entrevistados pensam em se aposentar na companhia. A pesquisa abordou funcionários de todas as localidades, setores e funções. De acordo com a multinacional, os resultados serão direcionadores para as novas ações e políticas destinadas ao pilar de gerações.
Além de pesquisa qualitativa e quantitativa, foram realizadas palestras de sensibilização sobre o tema e workshops com as lideranças da companhia e embaixadores do pilar para aprofundar ainda mais o debate e reflexões sobre o tema e próximos passos. A intenção da Kimberly-Clark é eventualmente abrir programas de contratação de profissionais mais velhos, mas a decisão deve ocorrer apenas ao final deste período de avaliação.
Atualmente, a porcentagem de colaboradores 50+ da companhia é de 5,9%, por volta de 260 profissionais. A multinacional afirma que realiza ações internas que possam contribuir e incentivar esse público para que continuem trabalhando em um ambiente que permita seguir aprendendo, ensinando, motivando e inspirando, além de reforçar a saúde e o bem-estar social.
Diversidade
Para a Kimberly-Clark desenvolver um ambiente onde todos sejam incluídos e inspirados a realizar seu melhor trabalho e onde as diferenças sejam valorizadas é essencial para o sucesso. Em 2019 a multinacional deu um novo passo para aprofundar o tema da diversidade em pauta dentro da companhia, e desde então vem evoluindo.
A multinacional é referência em equilibrar o número de mulheres em cargos de liderança e no aumento nas contratações de pessoas com deficiência (PCDs) e promoção de ações para a troca entre gerações. Também tem liderado comitês para o planejamento e execução de iniciativas para etnias e comunidade LGBTQIA+.
A decisão pela parceria com a Maturi, segundo a multinacional, está alinhada à estratégia de ampliar seus esforços na pauta de diversidade. Visando dar voz ao protagonismo de seus colaboradores, a companhia fomenta comitês focados em cinco pilares de diversidade – gênero, raça, PCD, gerações e LBTQI+. São grupos multifuncionais formados voluntariamente por colaboradores de todos os cargos e localidades da empresa. Cada comitê é liderado por um gerente e tem um diretor como embaixador.
A multinacional ainda promove o programa Mentoria Reversa, que conecta colaboradores que estão em diferentes momentos de suas carreiras para trocar conhecimentos sobre ferramentas de trabalho, técnicas e dicas de gestão. Além de ações como mês de gerações (agenda de ações de fomento à informação) e Semana Global de Inclusão, onde são debatidos temas para promover uma maior compreensão dos tópicos de diversidade.
(Fonte: Kimberly-Clark/Edelman / Imagem principal: Caneta foto criado por gpointstudio – br.freepik.com)