Para marcar o lançamento do seu 27º número, a revista Observatório Itaú Cultural promove, nos dias 12, 19 e 16 de maio e 2 e 9 de junho, das 17 horas às 18h30, o curso Cultura e Desenvolvimento. São 350 vagas, a serem preenchidas por ordem de inscrição.
Em ambiente online, a formação pretende discutir, nos âmbitos da gestão e das políticas culturais, os conceitos cultura e desenvolvimento, as relações entre um e outro e, além disso, como a cultura pode colaborar no debate sobre desenvolvimento sustentável. A carga horária é de 7h30 e conta com interpretação em Libras. Acesse aqui o regulamento e no link preencha a ficha de inscrição.
A edição 27 da revista Observatório Itaú Cultural será lançada no dia 12 de maio. Ela traz 11 textos, entre artigos e entrevista, que avaliam o papel da cultura na perspectiva da Agenda 2030 – um plano de desenvolvimento proposto pela Organização das Nações Unidas fundamentado em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com foco em pessoas, no planeta, na prosperidade e parcerias.
O OBJETIVO 3 da Agenda, por exemplo, prevê assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. No ano passado, o blog Nova Maturidade acompanhou o seminário que teve os ODSs como tema. Leia mais aqui. O novo número também vai abordar os caminhos para integrar os direitos e as necessidades culturais no desenvolvimento.
Fomento
O Observatório é um núcleo do Itaú Cultural dedicado à pesquisa, ao mapeamento e ao debate sobre a gestão e as políticas culturais. Desde 2006, o espaço exercita um olhar atento para a cultura e busca fomentar os debates sobre produções artísticas e culturais por meio de encontros e seminários, apoiando a produção de pesquisas acadêmicas, além da revista e a coleção Os Livros do Observatório. Acesse os números anteriores da revista, assim como conteúdos exclusivos do site. (Fonte: Itaú Cultural)