Com a crise econômica atual, é preciso redobrar os cuidados para manter as contas em dia. Dados recente do Serasa Experian, apontam que a inadimplência vem crescendo entre as pessoas com mais de 61 anos. Para manter as contas em dia, confira as dicas dos professores Evandro Paulino, coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Piaget, e Carlos Rogério de Carvalho, da disciplina de Economia da instituição. Em setembro, eles participaram de uma série de palestras e atividades realizadas pela Piaget em parceria com o Suzano Shopping.
A principal dica, segundo o professor Evandro (foto), para manter as finanças em dia é o equilíbrio entre receitas e despesas. Um assalariado, por exemplo, geralmente tem apenas a entrada do salário, assim como o aposentado, que tem somente o benefício como receita.
“É preciso saber todas as despesas ao longo do mês para não perder o controle. Cartões de crédito, compras a prazo e empréstimos são fatores de descontrole das contas. Quando a gente tira do bolso e paga na hora, o controle é mais simples”, analisa. O planejamento é fundamental, segundo ele, conhecendo as receitas e despesas, como água, luz, aluguel, a pessoa descobre quanto pode gastar.
Empréstimos
O endividamento é um fator preocupante nas finanças pessoais. “O idoso é um público-alvo de instituições financeiras. No caso de algumas famílias, eles são o porto seguro por ter uma renda fixa. A família recorre a eles na necessidade de um empréstimo, e às vezes, esse público não tem conhecimento técnico do que é uma taxa de juros, os encargos cobrados, o mesmo ocorre em uma compra parcelada ou com o uso indiscriminado do cartão do crédito”, alerta o coordenador da Piaget. Veja mais dicas com o professor Carlos Rogério (foto) no link.