Nova Maturidade

Prefeitura de São Paulo lança Espaço Longevidade

Um local de educação, cultura, esporte, lazer e muito mais para a pessoa idosa, esta é a proposta do Espaço Longevidade, lançado no dia 26 de novembro pela Prefeitura de São Paulo. A cerimônia foi realizada no auditório da Subprefeitura de Santana/Tucuruvi e contou com a apresentação do Coral Idade de Ouro, com o maestro Antenor Corrêa e a tecladista Marlene Greco.

Para a coordenadora de Políticas para Pessoa Idosa da Prefeitura de São Paulo, Sandra Regina Gomes, a criação do Espaço Longevidade é uma conquista da população idosa da cidade de São Paulo. “Queremos viver mais e com qualidade de vida. Espaços como este ajudam a termos uma atividade prazerosa, um envelhecimento ativo”. O chefe de gabinete da Subprefeitura de Santana/Tucuruvi, Sidney Cruz, disse que o intuito é melhorar a vida das pessoas idosas e a presidente do Grande Conselho Municipal do Idoso (GCMI), Marly Feitosa, pediu para que onde houver idoso, exista um espaço como esse.

Já a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Giannella, disse que o Espaço Longevidade se tornou parte do programa de metas da Prefeitura e o objetivo é manter e ampliar as atividades. “Além de o Espaço Longevidade ter se tornado uma meta, estamos em busca do Selo Intermediário e Pleno para que São Paulo seja reconhecida como uma cidade amiga do idoso. E são milhares de quilômetros de calçadas sendo reformadas para a segurança da pessoa idosa”, completou.

Sandra Gomes Sidney Cruz Berenice Gianella Marly Feitosa Espaço Longevidade
Sandra Gones, Sidney Cruz, Berenice Giannella e Marly Feitosa no lançamento do Espaço Longevidade

O Espaço Longevidade, em consonância com o Estatuto do Idoso, fomenta a participação da pessoa idosa em atividades socioculturais com o objetivo de desenvolver o potencial criativo e artístico, promover encontros, além de combater a solidão e o isolamento social.

Para o início das aulas foram classificados 18 oficineiros que ministrarão aulas gratuitas de artesanato, canto e coral, dança de salão, dança sênior, educação ambiental, teatro e yoga, que ocorrerão em dez espaços, cinco na Zona Leste, dois na Norte, dois na Sul e um na Oeste. O foco é a população idosa em situação de vulnerabilidade social das regiões mais distantes da cidade de São Paulo.

Veja onde está o Espaço Longevidade:

Região Norte
• Grupo Razão e Emoção, situado na Rua Santana do Araçoaí n. 170, Jardim Guarani;
• Grupo da Terceira Idade Amigos do Fidalgo, situado na Avenida Santana Tucuruvi n. 808, Tucuruvi.

Região Leste
• Grupo da Melhor Idade de Vila Antonieta, situado na Rua Padre Manuel Luiz de Vergueiro n. 632, Vila Antonieta;
• Associação Nosso Sonho, situada na Rua Terra Brasileira n. 265, Conjunto Habitacional Águia de Haia;
• Grupo ‘’O Sapeca’’, situado na Rua José Zapi n. 112, Vila Prudente;
• Grupo Associação dos Idosos Vida Nova, situado na Praça Porquato Plaza s/n, Jardim Grimaldi;
• Grupo Sociedade Amigos do Jardim Popular, situado na Rua Conceição de Brejaúba n. 614- Jardim Popular.

Região Sul
• Associação Educacional Cultural e Esportiva de Americanópolis, situado na Rua Muzambinho n. 221, Americanópolis;
• Grupo de Idosos do Jabaquara, situado na Rua Filinto Eliseu n. 142, Jardim Lourdes.

Região Oeste
• Clube da Terceira Idade Cultura e Vida, situado na Rua Junta Mizumoto n. 13, (Casa de Cultura Butantã), Jardim Peri. (Fonte e fotos: Prefeitura de São Paulo)

Sair da versão mobile