Nove iniciativas da economia do envelhecimento estão entre as selecionadas para as semifinais da quarta edição do Prêmio Fundación Mapfre de Inovação Social. Ao todo são 27 semifinalistas, sendo três de cada região – Brasil, resto da América Latina e Europa – nas categorias: Melhoria da saúde e tecnologia digital (e-Health), Economia do envelhecimento: Ageingnomics, e Prevenção e mobilidade segura e sustentável.
De acordo com a empresa, a principal motivação da premiação é o importante papel que a inovação social desempenha como motor de transformação, promovendo as mudanças que a sociedade espera e necessita. Com propostas criativas e viáveis, os empreendedores sociais podem melhorar a vida de muitas pessoas.
Os representantes dos projetos semifinalistas recebem mentoring online e visibilidade do projeto na região. Para a final da premiação, serão escolhidas três iniciativas de cada região, uma de cada categoria. Os finalistas receberão coaching especializado. Porém, apenas três serão os vencedores, um para cada categoria, que receberão um prêmio em dinheiro de 30 mil euros.
Confira os destaques da categoria Economia do envelhecimento: Ageingnomics, com exceção para a Eu Vô, que foi selecionada na categoria Prevenção e mobilidade segura e sustentável. A startup de mobilidade oferece autonomia às pessoas com mobilidade reduzida e aos maiores de 60 anos. Veja os selecionados:
BRASIL
Labora – plataforma capaz de desbloquear barreiras para acelerar a inclusão da diversidade geracional nas empresas, garantindo o sucesso da inclusão para as partes envolvidas.
Nextt49+ – centro que apoia o espírito empreendedor entre pessoas mais velhas e o desenvolvimento de produtos e serviços direcionados para o público com mais de 50 anos.
Yolex – educação online que conecta quem quer se desenvolver profissionalmente, em qualquer idade, com pessoas experientes (55+), que acumularam enormes conhecimentos ao longo da carreira e agora querem disponibilizá-los para a sociedade.
AMÉRICA LATINA com exceção do Brasil – projetos da Colômbia
101Ideas – Inspirados no Orgulho da Idade (AgePride), eles trabalham para revitalizar a vida adulta das pessoas, trazendo oportunidades de trabalho para adultos produtivos.
Seniorpal – Experiências disruptivas em ambientes multigeracionais, especialmente desenhadas para seniors, que através do uso da tecnologia os empodera para viver intensamente.
VAVIDSILVER – Plataforma Tecnológica para pessoas idosas, que permite conhecer e prevenir modalidade de fraudes cibernéticas de forma clara e oportuna em linguagem inclusiva.
EUROPA
Rosita Longevity (Espanha) – Ajuda idosos a se prepararem para a longevidade.
The Freebird Club (Irlanda) – Clube de viagens sociais e acomodação familiar de ponto a ponto para idosos, como parte de uma comunidade confiável há mais de 50 anos.
Jubilatucasa.com (Espanha) – Assessoramento e orientação personalizada a pessoas de mais de 65 anos, interessadas em rentabilizar seus bens imobiliários, mas permanecendo no mesmo lugar de forma vitalícia, dependendo de suas condições pessoais.
(Fonte: Fundación Mapfre/ Imagens: Reprodução)