A Câmara dos Deputados realiza a cerimônia de entrega do Prêmio Zilda Arns 2023
Notícias

Prêmio Zilda Arns é entregue na Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados realizou no dia 25 de outubro, a cerimônia de entrega do Prêmio Zilda Arns 2023. O prêmio é um gesto de reconhecimento a pessoas e instituições que se destacam na promoção dos direitos das pessoas idosas. Zilda Arns Neumann foi uma médica pediatra e sanitarista que atuou em causas humanitárias. Uma das fundadoras da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa – programas de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi indicada ao “Prêmio Nobel da Paz”.

Agraciados de 2023  

Os homenageados são escolhidos a cada ano por um conselho deliberativo formado pelo segundo-secretário da Câmara, pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e por um representante de cada partido político com assento na Casa. Os agraciados em 2023 são:  

– Papa Francisco (Jorge Mario Bergoglio) – 266º Papa da Igreja Católica e atual Chefe de Estado do Vaticano. Sucedeu o Papa Bento XVI, que abdicou ao papado em 28 de fevereiro de 2013. Ele recebeu a premiação antecipadamente em um encontro com representantes da Comissão.

– Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Içara (SC) – Trabalha com atendimento personalizado às demandas da população idosa, assegurando a qualidade de vida dessa parte da população. Atualmente, conta com mais de três mil associados, e oferece consultas com sete médicos, em diferentes especialidades. Além de prestar serviços na área da saúde, oferece gratuitamente aos associados assessoramento jurídico diário, garantindo o acesso à justiça. Também auxilia os idosos nas ligações, na emissão e na impressão de documentos, no acesso à internet, no agendamento de consultas e exames, entre outras atividades.  

– Lar da Vovó (MG) – O Asilo Nossa Senhora da Piedade, conhecido como Lar da Vovó, é uma Instituição de Longa Permanência para Idosas (ILPIs). Fundada juridicamente em 1969, a instituição inicialmente prestava assistência a idosas com doação de cestas básicas, medicamentos e roupas, adquiridos por meio de doações, recursos próprios dos fundadores e apoio de familiares. Atualmente, a instituição tem a capacidade para acolher 39 idosas e conta com funcionários de diversas especialidades como fisioterapeuta, fonoaudióloga, assistente social, médica, cuidadora de idosas, técnicas de enfermagem.  

– Teatro para Melhor Idade (RJ) – O Coletivo Sem Ribalta usa a arte como ferramenta de humanização, oferecendo atividades culturais gratuitas e promovendo capacitações artísticas para a sociedade. O grupo realizou algumas montagens teatrais com o “Curso de Teatro para Melhor Idade”, e seus objetivos são, entre outros, ampliar o acesso da terceira idade aos bens culturais; oferecer ações para melhoria da qualidade de vida para terceira idade; e promover a autoestima, o autoconhecimento e a socialização de idosos por meio da arte.  

– Vicente de Paula Faleiros (DF) – Assistente Social especialista em gerontologia e professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), onde é membro do GT de envelhecimento saudável e participativo. Em 2019, coordenou a criação do Fórum Distrital de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. Faleiros estudou o envelhecimento na sociedade atual e escreveu sobre violência contra a pessoa idosa. É autor de uma pesquisa que analisou 61.930 ocorrências e 15.803 registros de violência nas 27 capitais brasileiras. 

(Fonte: Câmara dos Deputados / Foto: Vatican Media)

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *