A inserção de idosos no mundo digital é destaque no terceiro episódio do programa Jornada, lançado na segunda-feira, dia 13 de setembro, no canal do YouTube do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O programa apresenta os desafios enfrentados por profissionais acima de 60 anos para se adaptarem a um mercado de trabalho cada vez mais digital. Com o distanciamento imposto pela pandemia de covid-19, eles tiveram que aprender a utilizar ferramentas virtuais para seguirem trabalhando.
A equipe do Jornada, produção semanal do TST, conversou com trabalhadores que se adaptaram a esse novo cenário e relataram experiências, dificuldades e avanços perante as novas tecnologias. A influenciadora digital Maria Lúcia Silva, de 60 anos, a @vovoblogueiradf, é uma das entrevistadas. “As redes sociais me abriram portas e têm dado resultado, têm atraído patrocinadores. Isso é muito bom porque não sou aposentada, vivo do meu trabalho”, afirma.
Durante a pandemia, o psicólogo Osvaldo Tadeu, 69, entrou em uma escola voltada à terceira idade, para aprender novas ferramentas digitais. Nesta edição, ele conta que a tecnologia lhe permitiu sair da zona de conforto, manter os atendimentos profissionais e criar um grupo de apoio psicológico no prédio onde mora.
O programa também entrevista o estudante de direito e consultor, Marcelo Lima Costa, 74, e o jornalista e consultor de marketing político, Ronald de Carvalho, de 76 anos, mais de 50 deles dedicados à sua profissão. Para Marcelo, nada substitui a experiência.
Outro entrevistado é o ministro do TST Evandro Valadão. Ele fala do preconceito sofrido por idosos no mercado de trabalho e lembra as garantias asseguradas pelo Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003). “O idoso pode e deve contribuir e, nesse espírito de solidariedade que deve nortear a vida de todos nós, devemos ampará-lo para que tenha um envelhecimento ativo, produtivo e feliz”, observa. Assista ao episódio completo:
(Fonte: Secretaria de Comunicação Social do Tribunal Superior do Trabalho – TST)