Estão abertas as inscrições para o Programa Vovô Sabe Tudo, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em parceria com as Pastas de Turismo, Educação e Meio Ambiente, da Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo. Apenas moradores da cidade com mais de 60 anos poderão se inscrever no processo seletivo. Cada pessoa selecionada receberá o auxílio de um salário mínimo por mês.
Além da idade e da obrigatoriedade de residir na cidade, o candidato precisa ter renda mensal de até cinco salários mínimos e possuir habilidades manuais e de comunicação (boa dicção, domínio da linguagem, capacidade de organização), contação de histórias, zeladoria e jardinagem.
As inscrições devem ser realizadas no Centro de Convivência da Zona Noroeste (Ceconv), na rua Gilberto Franco Silva, 317, Caneleira, das 14 às 16 horas. É preciso levar RG e CPF originais e cópias, e comprovantes de renda e de residência (conta de luz e/ou telefone) originais.
Os aprovados terão um compromisso de 18 meses, com 20 horas de trabalho semanais. O edital de inscrição já foi publicado, e o de convocação, será divulgado após o término do período de inscrições.
Vovô sabe tudo
O foco do Programa Vovô Sabe Tudo, iniciado em 1998, é o contato direto entre gerações e o reconhecimento e valorização do saber da pessoa idosa, que desenvolve suas habilidades e compartilha seus conhecimentos em equipamentos municipais. A iniciativa foi reformulada pela Lei nº 2.904/13.
O programa tem o caráter de tecnologia social, que é definida, de acordo com o Instituto de Tecnologia Social (ITS Brasil), como um “conjunto de técnicas, metodologias transformadoras, desenvolvidas e/ou aplicadas na interação com a população e apropriadas por ela, que representam soluções para inclusão social e melhoria das condições de vida.”
(Fonte: Prefeitura de Santos / Imagem principal: Marcelo Martins/Prefeitura de Santos)