Evitar aglomerações é uma das principais medidas recomendas por autoridades e profissionais de saúde para combater a propagação do novo coronavírus (Covid-19). Só saia de casa quando for extremamente necessário e seguindo as recomendações para prevenir o contágio. Leia mais no blog Nova Maturidade.
O ideal, principalmente para pessoas idosas que formam um dos principais grupos de risco, é contar com alguém para realizar compras, mas se for preciso ir até um supermercado opte por horários de menor movimento. Desde quarta-feira, dia 18 de março, as lojas do Pão de Açúcar contam com um horário de atendimento exclusivo para clientes com mais de 60 anos, das 6 às 7 horas, durante todos os dias da semana.
A medida é válida para as unidades do formato de supermercados em todo o país, com a exceção de unidades dentro de shopping centers que seguirão os horários de cada estabelecimento. Além disso, para permitir que mais pessoas tenham acesso aos produtos, foi iniciada no Pão de Açúcar e no Extra uma ação para estimular o consumo consciente, incentivando que cada cliente adquira somente o necessário.
Nas unidades das redes de supermercados alguns itens só podem ser adquiridos de forma limitada a cada compra, tais como produtos de higiene pessoal e limpeza, além de produtos de necessidade básica, como arroz, água, leite e massas. A iniciativa é válida para todas as lojas das redes em todo o Brasil por tempo indeterminado.
Prevenção
E reforçando, a principal medida preventiva à propagação da Covid-19, causada pelo novo coronavírus, segundo profissionais de saúde e autoridades, é o isolamento social, evitando aglomerações e o contato próximo com outras pessoas. A medida vale para cidadãos de qualquer faixa etária, mas principalmente aos idosos. Evite locais como clubes, piscinas, praias, bares e casas noturnas.
De acordo com o governo do Estado, a transmissão pelo vírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: espirro, tosse, gotículas de saliva, contato físico com uma pessoa infectada e toque em objetos ou superfícies contaminadas (seguido de contato com boca, nariz ou olhos). Qualquer dúvida, acesse o canal oficial de informações sobre o Coronavírus do Governo do Estado de São Paulo: saopaulo.sp.gov.br/coronavirus. (Fonte: Grupo Pão de Açúcar e Governo do Estado de São Paulo / Foto: GPA/Divulgação)