São Paulo - Centro Dia
Notícias

São Paulo precisa ampliar e integrar serviços

A cidade de São Paulo, uma das mais populosas do mundo com cerca de 12,33 milhões de habitantes, completou ontem, dia 25 de janeiro, 468 anos com uma série de atividades. Na programação, a inauguração de um Centro Dia para Idosos em Parelheiros, na zona sul da cidade. Em junho de 2021, a cidade tinha então 19 Centros Dia com 570 vagas e a previsão de 16 novas unidades, de acordo com o Plano de Metas 2021/2024.

A estimativa, segundo a Fundação Seade, é que a cidade tinha no ano passado mais de 1,9 milhões de pessoas idosas. A maioria – 603.664 idosos – com idade entre 60 e 64 anos, destaque também para o número de habitantes com 75 anos ou mais, que era superior a 468 mil pessoas. São Paulo estava para receber do governo estadual o Selo Pleno do programa São Amigo do Idoso.

A cidade conta com outros equipamentos e serviços, vinculados principalmente às Secretarias municipais de Saúde e de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). O desafio é a ampliação da rede de atendimento e a integração dos trabalhos das pastas para um atendimento realmente integral para a pessoa idosa.

Na SMADS, números de setembro de 2021, informavam a oferta de 133 serviços para a população idosa, como Centro de Referência do Idoso (Creci), Núcleo de Convivência de Idoso (NCI), Serviço de Alimentação Domiciliar para Pessoa Idosa, Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e os Centros Dia.

Cidadania e saúde

Há ainda, o Polo Cultural José Lewgoy, conhecido como Polo Cultural da Terceira Idade, criado em 2000, que é vinculado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Instalado no bairro do Cambuci, é um espaço de convivência, destinado a oferecer oficinas socioculturais, nos campos da cultura, lazer, esporte, educação e saúde, para o estimulo, motivação e sensibilização da pessoa idosa no fortalecimento e integração social.

Destaque na Secretaria Municipal de Saúde para o Programa Acompanhante de Idosos (PAI), oficializado em 2008, que atende homens e mulheres acima de 60 anos, em situação de fragilidade e alta vulnerabilidade social. O serviço, segundo dados de agosto de 2021, é oferecido em 38 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

Celebração

São Paulo foi fundada em 25 de janeiro de 1554, no local hoje conhecido como Pateo do Collegio. A localidade ganhou a condição de cidade em 1711. Além de ser a capital do Estado, São Paulo tem se destacado na vacinação contra o coronavírus, já foram aplicadas 25.452.923 de doses das vacinas.

A celebração do Aniversário de São Paulo marcou o início da programação do Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. O Projeto 22+100 trará uma série de atividades pontuais no período de 100 dias, contados desde 22 de janeiro, e terá encerramento no dia 1º de maio, Dia do Trabalhador.
Confira opções de passeio na cidade no site www.cidadedesaopaulo.com/vivasp/roteiros-guiados/.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *