Mais que uma entidade científica que congrega profissionais de saúde em 2020 a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) pretende ir além com a realização da EXPO60SBGG. O objetivo, como explicou ao blog Nova Maturidade o dr. Carlos André Uehara, presidente da SBGG, é atrair profissionais e empresas que já atuam com pessoas idosas e mostrar as potencialidades e oportunidades do envelhecimento. O lançamento ocorreu na quinta-feira, dia 5 de dezembro, no auditório da Unibes Cultural, em São Paulo.
A data e o local já estão definidos. A EXPO60SBGG será realizada entre os dia 2 e 4 de abril de 2020, no Expo Center Norte, em São Paulo. E ocorrerá paralelamente ao XXII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, que é promovido pela SBGG a cada dois anos. O tema será “Qualidade assistencial e escolhas sensatas: o idoso no centro do cuidado”. Clique aqui e saiba mais sobre o congresso.
“O congresso é um evento para atualização e crescimento em relação ao tratamento de doenças principalmente, para a causa da saúde. Nós pensamos a EXPO60 como um evento paralelo. A gente quer atrair profissionais e empresas que atuam já com pessoas idosas, pessoas que estão preocupadas com o envelhecimento da população e seu próprio envelhecimento”, afirmou o presidente da SBGG.
A proposta, segundo o dr. Uehara, da EXPO60SBGG é mudar a visão atual sobre o envelhecimento: “Nós queremos tentar agregar mais gente nessa discussão, porque precisamos mudar a visão atual que existe ainda em relação ao envelhecimento. Olha-se muito o idoso pela obsolescência, que é uma pessoa inútil, mas na verdade não. Há muita potencialidade e temos que olhar as oportunidades do envelhecimento populacional, oportunidade de viver mais tempo, com mais qualidade de vida, oportunidade de negócios e esse impacto do envelhecimento em toda a sociedade não só nos serviços de saúde”.
A EXPO60SBGG terá como base os eixos da política de envelhecimento ativo da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 2003. “São quatro eixos: saúde, participação, segurança e aprendizagem contínua, e nós acrescentamos um eixo a mais que é inovação, trabalharemos cinco eixos”, destacou o presidente da SBGG.
Lançamento
Um dos destaques do lançamento na quinta-feira foi a apresentação de tango do casal Nelly, de 87 anos, e Mario, 89, casados há 67 anos. Mario contou a história do casal, que se conheceu em um baile de carnaval e manteve a paixão pela dança guardada enquanto os cinco filhos cresciam.
Depois que se aposentou ele começou as aulas de dança e tudo que aprendia era repassado para Nelly que não podia participar porque trabalhava com a filha. E depois de um convite para uma apresentação, eles não pararam mais. Nelly conta que é Mario quem cuida do figurino do casal e escolhe até mesmo sua maquiagem e acessórios.
Mario disse ainda que aos 25 se sentia como idoso, e hoje com quase 90 se sente jovem, tendo a dança como remédio para uma longevidade feliz. O casal tem quatro filhos, cinco netos e três bisnetos.
Bate-papo
Antes do bate-papo sobre “Educação para o Envelhecer: Economia, Mercado e Cultura”, Bruno Assami, diretor executivo da Unibes, destacou o trabalho desenvolvido ao longo dos quatro anos da instituição, tendo a longevidade como tema transversal de todas as áreas. Para ele, a sociedade pouco ainda entende o desafio de compreender o que significa a longevidade e como ela perpassa o pensamento sobre a sociedade que queremos dentro de um ambiente democrático.
O bate-papo no lançamento do EXPO60SBGG foi mediado pela jornalista Lilian Lang, da Dínamo Editora, e contou com a participação do professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e coordenador do Centro de Estudos da Economia da Longevidade, Jorge Félix, e de Maria Filomena Brandão, gerente pedagógica da Pearson Education. Jorge Félix recentemente falou sobre desigualdade e envelhecimento em um evento da USP Aberta à Terceira Idade. Veja mais no blog.
Maria Filomena destacou a experiência da Pearson com grupos de diversidade dentro da empresa no Brasil, sendo um deles o generation com foco em jovens e idosos. Um dos objetivos é criar possibilidades de melhor qualidade de trabalho para os profissionais de mais de 50 anos.
Com foco no mercado, a Pearson, de acordo com a gerente pedagógica, prepara uma plataforma de cursos online para os mais experientes, em áreas diversas como arte, cultura, desenvolvimento de competências e habilidades, corpo e movimento. Outra proposta é desenvolver também modelos híbridos, com educação a distância e aulas presenciais.
Para Jorge Félix, o encolhimento do orçamento do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) mostra que o Brasil “desistiu dos idosos”. O professor salientou sua preocupação com a população mais carente e a necessidade de uma educação libertadora e não instrumentalizada como existe hoje. Para ele, é preciso que a longevidade saia da planilha de custos para se tornar receita.
Outro ponto foram as Universidades Abertas à Terceira Idade que, segundo Jorge Félix, também precisam ser repensadas diante da necessidade de requalificação profissional das pessoas de 60 anos ou até menos. E também ir além da fronteira das universidades, alcançando outros locais públicos.
E um destaque importante construir com os idosos e não para eles. Lilian Liang citou o exemplo da revista Aptare, que recentemente lançou seu podcast. Para isso, a equipe criou um conselho editorial com pessoas 60 mais para definir os assuntos a serem abordados.
A necessidade de pesquisas e de uma escuta ativa com os idosos também foi ressaltada por Maria Filomena. De acordo com ela, ouvir, fazer com os interessados façam parte do processo, contribui para que abracem a causa e se envolvam na produção de uma atividade ou conteúdo, na escolha do lugar mais adequado para determinada ação.
EXPO60
De acordo com Ana Paula Maeda, da comissão executiva da EXPO60SBGG, a feira já conta com importantes parceiros, apoiadores e patrocinadores, como o Sesc, que deve proporcionar uma arena de atividades, e ainda empresas como Nestlé, Danone e Bigfral. As inscrições já estão abertas. Saiba mais no site. (Katia Brito)