A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – Rio de Janeiro (SBGG-RJ) debate em junho o envelhecimento LGBT+ e o sono. O primeiro evento será o “2º Simpósio de Envelhecimento LGBT+: Uma reflexão sobre as vivências trans”, que será realizado neste sábado, das 8h30 às 12 horas. O foco são as questões relativas à saúde e dilemas sociais da pessoa idosa transgênero. A transmissão será por plataforma online. Confira o valor das inscrições no site da entidade.
O simpósio é voltado para estudantes de graduação, residentes, profissionais da saúde, grupos LGBT+ e interessados na temática. As aulas não poderão ser consultadas posteriormente. A abertura será com o presidente da SBGG-RJ, Daniel Azevedo, seguida pela palestra “Breve panorama da pessoa idosa trans brasileira” com Ale Mujica Rodrigues, Doutore em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A Mesa I sobre “Saúde da Pessoa Trans” contará com a participação do médico geriatra Milton Crenitte, da Faculdade de Medicina da USP e diretor de projetos da ONG Eternamente Sou; o endocrinologista Henrique Cardoso Cecotti e Maria Aguiar Bezerra, especialista em gênero e sexualidade da PUC-SP.
As palestras vão abordar temas como hormonização, instituições de longa permanência e saúde cardiovascular. A moderação será de Margareth Gomes, da SBGG-RJ, com comentários de Marina Reidel, diretora de Promoção dos Direitos LGBT, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.
Após um breve intervalo a Mesa II do simpósio falará de “Passos e Impasses”. Os convidados são Rafaelly Wiest, da Aliança Nacional LGBT; Guilherme Silva de Almeida, professor adjunto da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Denise Thaynáh Leite, assessora da Superintendência de Políticas LGBTI da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro.
Os palestrantes trarão temas como discriminação e violência, cotidiano das pessoas idosas transgêneros e políticas públicas. Os moderadores serão Ricardo Lopes Correia, do Departamento de Terapia Ocupacional da UFRJ, e Ivan Abdalla Teixeira, da SBGG-RJ.
No encerramento do simpósio, será anunciado o livro “Introdução às velhices LGBTI+” com Carolina Rebellato e Margareth Gomes, ambas da SBGG-RJ, e o geriatra Milton Crenitte. Mais informações pelo e-mail sbggrj@sbggrj.org.br.
Sono e Envelhecimento
A SBGG-RJ, com o apoio da Associação Brasileira de Medicina do Sono, explora os múltiplos aspectos do tema ao longo do simpósio, que será realizado no dia 26 de junho, das 9 às 12 horas, pelo YouTube. As instruções de acesso serão fornecidas pela organização próximo ao início do evento. Confira o valor das inscrições na plataforma Sympla.
O Simpósio Sono e Envelhecimento abordará a fisiologia do sono e as alterações típicas do envelhecimento, higiene do sono, sono e metabolismo, transtornos do sono no idoso, o que o geriatria precisa saber sobre apneia obstrutiva do sono, polissonografia (descrição do exame que mede a atividade respiratória, muscular e cerebral, entre outros parâmetros, e critérios para encaminhamento), se há relação entre sono e doenças neurodegenerativas e a indicação e prescrição de melatonina, conhecida como hormônio do sono.
(Fonte: SBGG-RJ / Imagem principal: Amor foto criado por freepik – br.freepik.com)