Nova Maturidade

Seminário Velhices LGBT acontece na próxima semana

Atrações culturais também estão na programação

O Seminário Velhices LGBT, promovido pela ONG Eternamente Sou
em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, chega a terceira edição na próxima semana com o tema “Esperança”. A cerimônia de abertura será na quarta-feira, dia 26, das 19 às 22 horas, no Teatro Sesc Pompeia, localizado na rua Clélia, 93, no bairro Pompeia, em São Paulo. No dia seguinte, dia 27, a programação será das 8 às 18 horas. Inscrições pelo site da ONG.

Dessa vez, segundo os organizadores, a esperança surgiu no ensejo político-social atual e a busca de um conforto para as pessoas LGBT que envelhecem, por meio da apresentação e exaltação da resistência e superação que as pessoas idosas LGBT de hoje tiveram no passado, em momentos tão truculentos e talvez até mais desafiadores.

O evento celebra o Dia do Orgulho (28 de junho), marcado pela Revolta de Stonewall – protagonizada pela resistência de pessoas LGBT que frequentavam o bar Stonewall In em Nova York. Com a visibilidade dessa ação, a manifestação cresceu e em poucos dias tomou diferentes pontos da cidade, nascendo um ano após, em 1970, a primeira parada do Orgulho LGBT.

A cerimônia de abertura no dia 26 de junho (quarta-feira), às 19 horas, contará com a presença de autoridades, artistas, parceiros e convidados. No dia seguinte, 27 de junho (quinta-feira), a primeira mesa do evento será protagonizada por pessoas idosas LGBT, que ocuparão com pertencimento seu lugar de fala numa roda de conversa sobre histórias de resistência e lutas contra o preconceito e violência. Uma das convidadas é Marisa Fernandes, mestre em História Social pela USP especialista em gênero e família. Marisa foi entrevistada pelo blog em maio em um evento no Sesc 24 de Maio. Também estão programadas apresentações culturais.

No período da tarde, estará presente Federico Armenteros –  Fundación 26 de Diciembre – Madrid que apresentará a formação e implantação da primeira Instituição de Longa Permanência para pessoas idosas LGBT pública do mundo, com a participação especial da coordenadora de Políticas para Pessoa Idosa, Sandra Regina Gomes. O tema principal do evento, “Caminhos para a esperança do envelhecer”, fechará o dia conduzido pela Edith Modesto, professora que é uma das principais referências brasileiras em estudos sobre sexualidade e gênero, acompanhada por Bayard Tonnelli e Dimitri Sales. (Fonte: Eternamente Sou)

Sair da versão mobile