Série Envelhecer SescTV SescSP
Iniciativas & Projetos

Série “Envelhecer” do Sesc TV aborda as muitas velhices

O envelhecer é e será diferente para cada pessoa. A série “Envelhecer”, do Sesc SP, reúne histórias distintas entre si que mostram as infinitas velhices possíveis hoje e entrevistas com especialistas, profissionais e pesquisadores do envelhecimento e da longevidade. São 13 episódios disponíveis gratuitamente no site do SescTV. Acesse aqui.

Dirigida por Claudia Erthal e Paulo Markun, a produção é composta por 13 episódios que discutem os diversos aspectos que envolvem o processo de envelhecimento no século XXI – como a valorização dos saberes e da experiência, os preconceitos, as reflexões sobre perdas e finitude, e as perspectivas de continuar a criar e a trabalhar, de exercer a sexualidade e os afetos e de seguir tecendo planos para o futuro na velhice. São questionamentos importantes em todas as fases da vida.

A série reúne depoimentos de idosos e especialistas de diferentes áreas, muitos deles também idosos. Entre os convidados Elca Rubenstein, de 65 anos, criadora do documentário “Branco e prata” sobre o desafio de assumir os fios prateados; a modelo artística Vera França, 77, e o aposentado Guilherme Gargantini, 80, que comanda o site Divertidosos.

Os episódios da série “Envelhecer” destacam diversos aspectos das velhices de hoje e amanhã, abordados por especialistas e pesquisadores como Guita Debert, professora e antropóloga; Anita Liberalesso Neri, psicóloga e professora; Beltrina Côrte, editora do Portal do Envelhecimento; Gisela Castro, pesquisadora do tema na ESPM; José Carlos Ferrigno, referência em intergeracionalidade; Jorge Forbes, psicanalista e psiquiatra; Paulo Saldiva, médico patologista; Marília Berzins, do Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento (OLHE). e também empreendedores da economia da longevidade, como Mórris Litvak, da Maturi.

Curso online

Outra iniciativa importante do Sesc SP é o curso online “Como Estamos Envelhecendo?”, apresentado pela atriz e cantora Zezé Motta. Leia a matéria completa no blog Nova Maturidade. Afinal, nunca é cedo demais para pensar: quem queremos ser quando envelhecer e como estamos nos preparando para isso? (Fonte: Sesc SP)

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *