A gratuidade para idosos entre 60 e 65 anos no transporte coletivo de passageiros administrados pelo Estado de São Paulo voltou a vigorar no dia 1 de fevereiro. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) publicou, no dia 21 de janeiro, decreto que determinava o retorno do benefício.
Com o decreto 67.455, que regulamenta a Lei nº 17.611, o público desta faixa etária pode usufruir da gratuidade no transporte gratuito no Metrô, nos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), no VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e nos ônibus intermunicipais, gerenciados pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) por meio de bilhete eletrônico de uso pessoal e intransferível. Os cidadãos elegíveis interessados devem solicitar os cartões nos postos e canais autorizados.
No sistema metroferroviário, o transporte público gratuito para pessoas idosas será por meio do Cartão TOP ou Bilhete Único. Além dos trens e do Metrô, o cartão TOP também poderá ser utilizado no sistema de ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo.
Já no VLT da Baixada Santista e nos demais serviços gerenciados pela EMTU nas Regiões Metropolitanas de Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte e Sorocaba, o benefício será operacionalizado por cartões de bilhetagem eletrônica emitidos pelas concessionárias e/ou permissionárias de cada região.
Como solicitar o Cartão TOP
O passageiro desta faixa etária que já possui um cartão TOP não precisará solicitar outro, apenas encostá-lo em um validador (abelhinhas) nas estações do Metrô, CPTM, ViaQuatro, ViaMobilidade e em terminais e ônibus intermunicipais da EMTU para habilitar o benefício.
Para quem ainda não tem o cartão TOP, após a solicitação e chegada do cartão, basta encostar no validador para liberar a gratuidade. A solicitação do cartão TOP pode ser feita via Aplicativo TOP ou por meio de agendamento em um dos estabelecimentos parceiros. No aplicativo, é necessário seguir o passo a passo, inserir os dados e agendar a retirada do cartão. Já para quem preferir agendar o pedido nos locais credenciados por meio deste link, é necessário levar comprovante de residência e CPF ou RG físico no dia e horário marcados. São mais de 80 locais credenciados e distribuídos em toda Região Metropolitana de São Paulo.
(Fonte: Governo do Estado)