Pelo terceiro ano consecutivo, o Método Supera – Ginástica para o cérebro, empresa dedicada a estimulação cognitiva, realiza em setembro o “Despertando a Sociedade para a Saúde do cérebro”. O evento em alusão ao Setembro Roxo – mês de conscientização para a doença de Alzheimer –, será no dia 22 de setembro, das 14h30 às 18 horas, no Teatro Gazeta, em São Paulo. Inscrições pelo site.
O evento terá palestras dedicadas à conscientização sobre a doença de Alzheimer com a participação de vários especialistas. O objetivo é conscientizar sobre os cuidados com a saúde do cérebro e orientar as famílias que convivem com pessoas que tem este tipo de demência, mostrando que existem formas de postergar o aparecimento dos sintomas da doença.
Considerando o momento de retomada das atividades e a ampliação da vacinação em todo território nacional, o “Despertando a Sociedade para a Saúde do cérebro” será realizado de forma híbrida. Apenas convidados participarão do evento presencialmente, respeitando as exigências sanitárias, como uso de máscaras e distanciamento social.
Setembro Roxo
Ao longo de sua trajetória, o Supera abraça a causa do Setembro Roxo, se unindo a entidades como a Associação Brasileira de Gerontologia (ABG) e especialistas. Iniciativa que visa reforçar a importância de olhar para o cérebro de forma integral, trazendo bons estímulos e bons hábitos ao longo da vida afim de retardar o aparecimento de sintomas da doença de Alzheimer, bem como ampliar o conhecimento da sociedade sobre o tema.
A primeira edição do evento, em 2019, reuniu mais de 700 pessoas, que puderam assistir palestras gratuitas de especialistas. Também no dia 22, o Supera realizará pela primeira vez ações simultâneas em estações de metrô das cidades de Recife (PE), Porto Alegre (RS), Distrito Federal, Belo Horizonte (MG), entre outros, a fim de provocar a população para a importância de olhar para a saúde do cérebro.
Programação
14h30 – Abertura do evento com show artístico
14h50 – Palestra – Entendendo a demência e a doença de Alzheimer: Panorama Global de pesquisas, tratamento e prevenção – com dra. Jerusa Smid, neurologista da FMUSP, e dr. Paulo Henrique Ferreira Bertolucci
16h – Palestra – COVID19: um fator de risco para o desenvolvimento de demência? com dr. Raphael Spera, neurologista da HC-FMUSP e dra. Viviane Flumignan Zétola, neurologista da UFPR
17h – Palestra – Saúde Mental: Mobilização da sociedade, envolvimento familiar e cuidadores – dicas e relatos – com profa. dra. Thaís Bento, da EACH-USP e do HCFMUSP, a atriz e dramaturga Beth Goulart e Silvia Pacheco Haidar, do Blog Saúde Mental e Gatices da Folha de São Paulo;
18h – Encerramento – espetáculo musical
(Fonte e imagem: Método Supera)