Ícone do site Nova Maturidade

Suzano inaugura Centro Dia

Suzano se tornou no sábado, 13 de julho, a terceira cidade da região do Alto Tietê a receber certificação da primeira etapa para obtenção do Selo Município Amigo do Idoso, conferido pelo governo do Estado de São Paulo. No mesmo dia, a cidade inaugurou o Centro Dia do Idoso Joaquim Pinto Filho, no bairro Cidade Boa Vista. Na região, as cidades de Arujá e Biritiba Mirim também contam com o selo inicial. Em todo o Estado, 278 municípios têm o selo inicial aprovado entre 641 que assinaram o termo de adesão ao programa. Dos selos iniciais, 14 cidades alcançaram o selo intermediário e duas chegaram ao pleno. A capital recebeu o selo inicial no fim do ano passado.

O espaço, gerido pela Associação Assistencial à Mulher, ao Adolescente e à Criança Esperança (Aamae), com subsídio e acompanhamento da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, iniciou nesta segunda, dia 15, os atendimentos. No local, até 50 pessoas com mais de 60 anos participarão de atividades psicossociais, físicas, culturais e de socialização acompanhados por pedagogos, assistentes sociais, educadores físicos, psicólogos, entre outros profissionais.

Até sábado, dia da inauguração, 20% das 50 vagas do Centro Dia haviam sido preenchidas. O Centro de Referência em Assistência Social (Creas) faz um mapeamento para complementar o número de beneficiados, que precisam ter laudos médicos que comprovem que são semidependentes. Mais informações pelo telefone (11) 4743-2588.

Este é 9º Centro Dia do Idoso inaugurado nos últimos seis meses a partir de parceria entre o governo do Estado e os municípios, por meio do Programa São Paulo Amigo do Idoso. O imóvel tem 520 metros quadrados de área construída e conta com dormitórios, varandas, cozinha, salas de atendimento, salão de atividades, ambulatório e uma área externa destinada à horta comunitária e com academia ao ar livre. A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, participou da cerimônia de entrega.

Selo

O Selo Amigo do Idoso foi criado com o objetivo de estimular os municípios e entidades públicas e da sociedade civil a implantarem ações referenciadas pelo Programa São Paulo Amigo do Idoso. Segundo informações do governo do Estado, o Selo certifica os municípios paulistas, de acordo com boas práticas públicas voltadas às pessoas idosas referenciadas pela Comissão Intersecretarial do programa. Para conquistar o Selo Inicial, Intermediário e Pleno é necessário cumprir metas (ações obrigatórias), tais como: implantar Conselho Municipal do Idoso, atualizar o cadastro de idosos no CadÚnico, realizar diagnósticos etc. Saiba mais sobre o programa no site. (Fontes: Prefeitura de Suzano / Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social / Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano)

Sair da versão mobile