Viajar tem impactos positivos em qualquer fase da vida, e não é diferente depois dos 50 anos. Para saber mais sobre turismo 50+ o blog acompanhou o bate-papo “Conexões com arte, viagens e culturas” das amigas apaixonadas por viagens, Silvia Salgado e Silvia Triboni. O encontro foi no dia 1 de outubro, Dia Internacional do Idoso, na Arena LAB60+ Conecta, na Longevidade Expo+Fórum (leia sobre a feira aqui), mediado por Lilian Shibata, integrante do grupo Trabalho 60+. Conheça ainda Regina Simões que também trabalha no turismo 50+.
Silvia Salgado desde 2015 trabalha com viagens para pessoas maduras, primeiro voltadas para o público 80+ e atualmente também para os 50+. A proposta é ter diferentes gerações viajando juntas, construindo novas memórias e experiências de vida com impacto na qualidade de vida. Sua empresa Diversão pra Gente! foi acelerada e passou por mudanças no direcionamento, modelo de negócios e logomarca. Silvia oferece uma agenda criativa de passeios e viagens, incluindo exposições e ateliês. Acesse o site e acompanhe no Instagram.
Mais que viajar, Silvia Salgado gosta de “escarafunchar”, fugir do comum, e assim foi sua viagem com Silvia Triboni pelo norte da Itália em julho deste ano. A viagem fortaleceu a amizade das exploradoras que, em comum, gostam de ir além do óbvio, mesclando arte, turismo e conhecimento. Para Silvia Salgado, o turismo pela cidade onde se mora e pelo Brasil também é essencial. No encontro, ela relembrou tempos quando entrava em ônibus da cidade de São Paulo rumo a bairros desconhecidos.
Silvia Triboni tem o blog Across Seven Seas, canal no YouTube, podcast e está nas redes sociais. Além de contar sobre viagens e destinos, ela busca influenciar e conscientizar o público sênior sobre os benefícios do turismo para a longevidade, o bom envelhecimento e principalmente seu potencial para a saúde. Benefícios comprovados em entrevistas com especialistas como psicólogos e neurocientistas. Visite o Across Seven Seas clicando aqui.
Depois de uma vida viajando mais pelos livros do que com uma mala na mão, Silvia Triboni se reinventou e descobriu aos 60 anos o prazer de viajar sozinha, conhecendo novas pessoas e novos lugares. Destaque para sua experiência em hostels, compartilhando a acomodação com jovens e pessoas de diferentes idades, o que, segundo ela, já é comum entre o público sênior de outros países. Em breve, Silvia pretende lançar um manual sobre viajar sozinha com dicas sobre planejamento, como enfrentar problemas e a escolha da melhor acomodação.
Empoderamento
Quem também se dedica ao turismo 50+ é Regina Simões, diretora da agência Intersite Viagens e Turismo e criadora do projeto 50amais Vamos Viajar. “Resolvi me dedicar a este público, primeiro porque eu sou este público, e assim como eu empolgava o público de 20, 30 e 40 anos quando eu estava nessa idade, eu acho que eu tenho um potencial para entusiasmar este público a viajar, a se reencontrar, a reviver, fazer novas amizades, a viajarem juntos, a aceitarem desafios em viagens novas”, conta.
Regina esteve presente com um estande na Longevidade Expo+Fórum. Segundo ela, seu grande objetivo com o projeto 50amais é empoderar as pessoas de 50+ para que elas possam estimular outras pessoas a se empoderarem, aceitando o desafio de viajar para lugares como a Disney ou a participar de cruzeiros depois de anos em que isso não foi possível pela dedicação ao trabalho e aos filhos. Acompanhe o grupo do projeto no Facebook. (Katia Brito / Imagem principal de นิธิ วีระสันติ por Pixabay)