EJa Educação de Jovens e Adultos Volta às salas de aula aprendizado
Notícias

Turmas do EJA em SP têm inscrições abertas

Sempre é tempo de aprender e voltar para a sala de aula. Para quem é de São Paulo e tem interesse em terminar os estudos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), não há prazo para inscrições. Basta procurar qualquer unidade da rede estadual e fazer o cadastro. No local da inscrição será informada qual a escola mais próxima que oferece o EJA.

Para realizar o cadastro, o candidato deve apresentar documento de identidade (certidão de nascimento e RG), comprovante de residência e, se houver, o histórico escolar.  No caso de alunos com menos de 18 anos, a inscrição deve ser feita por pais ou responsáveis.

Atualmente, são oferecidos dois modelos de cursos de EJA na rede estadual de ensino que atendem aos Anos Finais do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio: o curso de presença obrigatória e o curso de presença flexível. A escolha da modalidade, como presencial, flexível ou à distância, deve ser feita no ato da matrícula.

A Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado (Efape) é parceira da Secretaria da Educação do Estado na divulgação da busca ativa para todos os interessados. Os cursos da EJA recebem pessoas com características diversificadas, além de histórias e experiências de vida singulares.

Idosos

Dados divulgados pelo governo do Estado de São Paulo em outubro do ano passado em razão do Dia Internacional do Idoso, celebrado em 1° de outubro, indicavam que dos mais de cinco milhões de estudantes da rede estadual, 3.200 tinham mais de 60 anos. Todos matriculados nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Números importantes já que, segundo o IBGE, entre as pessoas de 60 anos ou mais a taxa de analfabetismo é grande, conforme matéria publicada pela Agência Brasil. Neste grupo, a taxa entre pessoas de cor branca alcança 10,3% e, entre as pessoas pretas ou pardas, cresce para 27,5%. (Fontes: Governo do Estado de São Paulo e Agência Brasil / Imagem de Wokandapix por Pixabay)

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *