Estão abertas as inscrições gratuitas para a Academia do Cérebro do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB-UFRJ). Os inscritos vão participar de treinos cognitivos online durante a quarentena. O objetivo é auxiliar os idosos a fazer atividades que promovam a saúde do cérebro e os auxiliem a lidar com o distanciamento social durante esse período. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail academiadocerebro@ipub.ufrj.br.
A iniciativa “Solidary” é uma parceria do Atlantic Institutes com a UFRJ e contará com aulas ao vivo ministradas pelos tutores do curso para os idosos que estão isolados em casa através da plataforma de exercícios BrainHQ – disponível para os sistemas Android e IOS (Apple) -, com o auxílio do Zoom ou WhatsApp.
O coordenador do programa, dr. Rogerio Panizzutti, diretor do Laboratório de Neurociência e Aprimoramento Cerebral (LabNACe) da UFRJ, explica que os efeitos positivos desse treino cognitivo, tanto em pessoas saudáveis como as que se encontram em condições clínicas específicas (como quem tem esquizofrenia), fazem toda a diferença durante esse período de distanciamento social.
“Esses exercícios aprimoram a atenção da pessoa, a rapidez da resposta, a detecção de informações, a memória e outras coisas ligadas ao desempenho cerebral. Mas a função disso não é descobrir um possível problema que alguém venha a ter no cérebro. Os exercícios são uma ferramenta que propõe que o cérebro tenha um bom funcionamento justamente para prevenir o surgimento de alguma doença, como por exemplo a doença de Alzheimer”, destaca o coordenador.
Lives
O dr. Rogério Panizzutti (Reprodução Facebook) também tem usado seu perfil no Instagram para conversar com especialistas em saúde mental e exercícios físicos como forma de garantir a saúde durante a pandemia de Covid-19. Acompanhe em @rogeriopanizzutti. Recentemente uma live foi realizada com a dra. Natália Mota falando sobre a saúde mental da mulher no distanciamento. O próximo encontro será com a dra. Andrea Deslandes sobre a importância dos exercícios físicos para a saúde mental durante o distanciamento. (Fonte: UFRJ / Imagem principal de Tumisu por Pixabay )