O Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (Cetres) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), no Rio Grande do Sul, lançou esta semana o projeto Universidade Aberta da Maturidade (UAMI). A iniciativa tem o propósito de resgatar a dignidade e a cidadania do público 60+, assim como promover qualidade de vida por meio de novos conhecimentos e atualizações.
A atividade inicial contou com a presença da psicóloga especialista em Gerontologia e em Educação em Saúde, coordenadora da Universidade Aberta para as Pessoas Idosas (UAPI – Unifesp, São Paulo), Claudia Ajzen. Para a professora do curso de Medicina da UCPel, Isabel Lorenzet, a criação da UAMI será responsável por aproximar o idoso da universidade e o estudante do idoso. A integração acadêmica será feita com a colaboração dos professores integrantes do Centro de Ciências da Saúde da UCPel e de acadêmicos extensionistas.
A princípio, todas as atividades propostas pela UAMI serão destinadas a integrantes do Cetres. Além do projeto da nova universidade, o Centro segue com outras ações voltadas aos idosos. Dentre elas estão a realização de encontros, oficinas e iniciativas que propiciem a promoção do bem-estar, qualidade de vida e o protagonismo dos seus participantes. Para integrar o Cetres, é necessário ter 50 anos ou mais e entrar em contato pelos telefones: (53) 98484-6379 (Hartur) e (53) 98140-2883 (Diego). As atividades do Cetres são gratuitas.
Universidade Aberta
Coordenada pelo professor do curso de Farmácia, Daniel Schuch, a UAMI terá duração de dois anos, com atividades teóricas e práticas em encontros semanais. Nas atividades práticas, os idosos participarão das oficinas que já existem no Cetres. Para as aulas teóricas, serão quatro disciplinas: Saúde e Autonomia na Maturidade, Direitos e Cidadania – Construção e Garantias, Envelhecimento Artístico e Projeto Integrador. Nesta última disciplina, os idosos serão os protagonistas e coordenarão o encontro, trazendo conhecimentos tanto de sua experiência de vida quanto dos conteúdos disponibilizados.
A partir de 2022, a previsão de ofertar aos integrantes da UAMI a possibilidade de frequentarem as disciplinas de cursos de graduação da UCPel, na modalidade de ouvinte. A Universidade Aberta íntegra o novo Programa de Extensão do Cetres. Mais três projetos estão previstos para este ano: Projeto Multiprofissional em Saúde do Idoso – Oficina Vivendo e Aprendendo; Projeto Cuidado e Auto-estima e o Projeto Ambulatório Multidisciplinar em Saúde do Idoso.
(Fonte e imagem: Universidade Católica de Pelotas – UCPel)