A violência contra a pessoa idosa é um grave problema social que precisa ser discutido e combatido, e não se trata apenas de agressões físicas, eles também são vítimas de violência psicológica e até mesmo financeira, uma vez que muitos se tornam a fonte de renda de suas famílias. Dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.
Até o dia 31 de maio é possível se inscrever para o I Seminário Estadual de Conscientização da Violência contra Pessoa Idosa com o tema “Quebrando o Ciclo do Silêncio”, que será realizado no dia 11 de junho, das 8 às 11h30, em São Paulo. Serão debatidos o papel do Estado, da família e da sociedade, com a participação de especialista.
O evento promovido pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com o Centro de Referência do Idoso (CRI) Norte, Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) José Ermírio de Moraes, Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Idoso Oeste e AME Idoso Sudeste. Mais informações e inscrições pelo site do Centro de Referência do Idoso (CRI Norte).
E se você conhece alguém que é vítima de violência, não se omita, denuncie! O problema familiar pode ser um caso de polícia. Uma das opções é o Disque 100, que atende situações de violações contra diferentes aos direitos humanos de diferentes grupos como crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência, população LGBT, população em situação de rua, discriminação ética ou racial, entre outras situações. (Foto:
congerdesign por Pixabay/Divulgação)