A expectativa era grande para a chegada do festival da Virada da Maturidade, que ocuparia por três dias mais de 100 diferentes espaços da cidade de São Paulo e promoveria atividades para cerca de 30 mil pessoas. O objetivo da iniciativa, que acontece há cinco anos, é evidenciar o protagonismo, incentivar a sociabilidade da pessoa idosa e as oportunidades intergeracionais.
“O adiamento é a melhor decisão para este momento. Enquanto isso, nosso público pode acompanhar notícias e artigos no novo portal, como também pode sugerir pautas pelo e-mail contato@viradadamaturidade.com.br. É, com certeza, a melhor forma de trabalharmos com segurança e mantermos um canal para ser explorado por todo mundo que é a cara da Virada da Maturidade”, anuncia Fernando Seacero, sócio-fundador da Virada da Maturidade.
O evento da Virada da Maturidade tem como público principal os idosos, que também é um dos principais grupos de risco do coronavírus, o que reforça a necessidade do adiamento do evento. Além disso, São Paulo é uma das cidades do país com maior número de infectados e mortes pelo coronavírus. Por isso, as recomendações de segurança de cancelamento de eventos que envolvem aglomerações estão sendo seguidas e o adiamento contribui para contenção do avanço da Covid-19.
“Agradecemos a todos que colaboram com a Virada da Maturidade: curadores, voluntários, parceiros, apoiadores, patrocinadores, e neste ano também os embaixadores – Marie Clarie Blatt, Carlos Moreno, Ausonia Donato e Silvia Poppovic – que permanecem empenhados para que a 5ª edição surpreenda e supere os eventos prévios e a expectativas de público. A nova data será definida quando tivermos segurança”. conta Fernanda Gouveia, sócia-fundadora do evento.
A programação é selecionada pela curadoria da Virada da Maturidade e conta com eixos de arte e cultura, atividade física e esportes, negócios e dinheiro, lazer e turismo, relacionamentos, saúde e bem-estar. A agenda deve ser adaptada para uma nova data, por isso, parceiros inscritos serão comunicados assim que a nova data seja decidida para a análise da viabilidade de cada ação. Da mesma forma, as apresentações artísticas que estavam em fase de inscrições serão remarcadas.
Virada da Maturidade
O festival desde sua primeira edição reúne experiências e atividades gratuitas, com foco em uma vida socialmente ativa das pessoas idosas, com qualidade, independência, conforto e segurança. A iniciativa foi premiada com o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade 2018-2019, promovido pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo.
Katia Brito / Texto publicado originalmente no site da Virada da Maturidade. O blog Nova Maturidade é parceiro do evento, acompanhando desde o lançamento da quinta edição em outubro do ano passado (Leia mais no aqui). A jornalista Katia Brito colabora na comunicação e no portal.