Nova Maturidade

Viver Mais Paraná deve terminar primeiras obras neste semestre

O governador Ratinho Junior assinou nesta quarta-feira (13) autorização para a contratação do programa Viver Mais Paraná, em Pato Branco, com a construção de um condomínio horizontal fechado com 40 moradias para pessoas idosas, com completa infraestrutura de saúde, assistência social e lazer, em parceria com a prefeitura. A autorização ocorreu durante a instalação do Executivo Estadual em Pato Branco.

A cidade de Jaguariaíva, na região dos Campos Gerais, no Paraná, está entre as primeiras do Estado a ter um condomínio do programa habitacional Viver Mais Paraná voltado para a população idosa. Em janeiro de 2020, o projeto-piloto, de acordo com o governador Carlos Massa Ratinho Júnior, já contava com 50% das obras concluídas. A previsão de entrega é ainda para o primeiro semestre.

O condomínio do Viver Mais Paraná terá 40 moradias construídas com recursos do Estado. A iniciativa integra o programa Habita Paraná, coordenado pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). Trata-se de um condomínio horizontal fechado com infraestrutura de saúde, assistência social e lazer, além da realização de acompanhamentos periódicos em parceria com a prefeitura, que também será responsável pela manutenção do empreendimento.

Lançado em outubro de 2019, o governo estadual planeja por meio do Viver Mais Paraná construir 550 casas em 15 cidades. Os projetos arquitetônicos contam com praça de convivência, biblioteca, sala de informática, academia ao ar livre, horta comunitária, salão de festas e piscina para hidroginástica.

Viver Mais Paraná
Planta dos condomínios que estão sendo construídos

O sistema une aluguel simbólico e atendimento social para pessoas mais de 60 anos. Para participar da seleção das unidades, é preciso ter renda de um a seis salários mínimos, e que não ser proprietário de outros imóveis. Os escolhidos poderão residir nas casas por tempo indeterminado, sozinhos ou em casais, com o pagamento de uma contrapartida mensal de 15% de um salário-mínimo.

Além de Jaguariaíva, serão atendidas as cidades de Pato Branco, Cascavel, Cornélio Procópio, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Irati, Londrina, Maringá, Palmas, Piraquara, Ponta Grossa, Prudentópolis e Telêmaco Borba. Inicialmente voltado para localidades com mais de 70 mil habitantes, a intenção é baixar esse limite para municípios a partir de 30 mil moradores. Veja mais detalhes do programa no site.

Outros Estados

A inspiração para criação do programa vem da Paraíba onde existe o programa Cidade Madura (leia mais no blog). Segundo o governo paraibano, em abril de 2018 uma equipe técnica da Cohapar e da Prefeitura de Jaguariaíva estiveram em João Pessoa para conhecer o programa criado em 2014.  

Em São Paulo, existe uma iniciativa semelhante mas sem a cobrança do aluguel social. Criado como Vila Dignidade, instituído em 2009, o programa e passou a se chamar Vida Longa (veja a matéria aqui) depois da reformulação em outubro do ano passado pelo governo do Estado. (Fonte e imagens: Governo do Estado do Paraná)

Sair da versão mobile