Valéria Barrio Novo Gonçalves

Você sabe dizer Não?

“Se você falar sim para tudo ao seu redor, provavelmente você está falando não em muitos momentos pra você mesmo.” (Guilherme Takassi)

*Valéria Barrio Novo Gonçalves

Dizer não é algo extremamente desconfortável para grande parte das pessoas e por isso é comum que as pessoas prefiram dizer sim para evitar desagradar o outro. Entretanto, muitas vezes nos colocamos em situações desagradáveis e desconfortáveis pelo simples fato de não ter recusado um pedido.

Ser prestativo é algo positivo, mas é preciso ter limites e entender que é importante dizer não e ter em mente que saber recusar determinada tarefa, demanda ou situação também é uma grande virtude. Não tenha medo de se priorizar!

A maioria de nós temos por hábito querer abraçar o mundo e resolver todas as questões que chegam até nós, mas isso não é saudável, principalmente para a nossa saúde mental e emocional.

Não tenha medo de magoar ou ser rejeitado, pois negar algumas coisas, recusar alguns convites. Isso não demonstra egoísmo e sim preservação. Devemos nos perguntar: “Eu realmente desejo fazer isso ou ir a determinado lugar?”

O ato de dizer Não, não significa negar a pessoa, mas sim se posicionar diante dos fatos da maneira como realmente você deseja e te faz bem.

De qualquer forma, sabemos que muitas pessoas enfrentam grande dificuldade em se posicionar, por isso temos algumas dicas que podem ajudar a alcançar esse posicionamento:

Estabeleça prioridades       

Pensar nas outras pessoas é importante, mas é muito importante priorizar suas próprias demandas e não se sacrificar por tarefas que não são suas.

Seja sincero e gentil

Evite falar de maneira ríspida e grosseira, sem inventar desculpas e seja transparente.

Negue, mas agradeça o convite ou a oportunidade

Se coloque de maneira educada e cordial, sempre sendo grato ao convite ou pedido.

Dê uma sugestão mais adequada

Tenha empatia e de alternativas de resolver a questão sem que tenha que submeter a algo que não deseja.

Estabeleça um equilíbrio entre o Sim e o Não

É importante desenvolver um equilíbrio para não pender sempre para o mesmo lado. Saber dizer não é igualmente importante a saber dizer sim, portanto não perca o senso de colaboração.

Não se justifique e não se sinta culpado

Tenha firmeza em suas decisões e não fique se explicando para que não passe incerteza e insegurança para o outro.

Desenvolva sua inteligência emocional

Compreender suas emoções e a maneira como elas impactam no seu comportamento é de extrema importância para aprender a dizer não e para saber o momento em que o sim é necessário.

Ao sermos gentis e firmes no posicionamento, perceberemos que naturalmente as pessoas começarão a respeitar mais os seus limites. Estabelecer limites faz com que não nos sobrecarreguemos de tarefas e assim faremos as coisas com mais disposição e vontade.

Lidar com a frustração do “Não” é algo que todos nós precisamos aprender. Temos que saber receber os “nãos” que a vida nos impõe e temos que saber nos colocar diante de situações em que o “Não” é necessário para a nossa saúde emocional.

Vamos praticar!!

*Valéria Barrio Novo Gonçalves

Valeria Barrio Cuidado Cuidadores Cuidare

Graduada em Administração de Empresas com Habilitação em Comércio Exterior e pós-graduada em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), sempre foi apaixonada pelo tema do envelhecimento. Pós-graduada em Gerontologia na Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS), realizou cursos como de Estimulação Cognitiva para Idosos pela Associação Brasileira de Gerontologia (ABG).

colunista do blog Nova Maturidade é responsável pela Cuidare Santo Amaro, uma franquia de Cuidadores de Pessoas – idosos, adultos e crianças, com ou sem necessidades especiais. Para conhecer mais sobre a Cuidare Santo Amaro, entre em contato pelos telefones (11) 4281-2717 ou (11) 93435-1977 ou pelo e-mail santoamaro@cuidarebr.com.br.

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1 comentário

  1. Parabéns pela excelente matéria.

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