Domingo, dia 25 de julho é o Dia da Mulher Afro-Latina-Americana e Caribenha. Uma data para trazer à memória a luta das mulheres negras latino-americanas e caribenhas para uma sociedade mais justa. A Lei n° 12.987, do dia 2 de junho de 2014, institui a data como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, em homenagem à líder quilombola, símbolo de resistência e da luta contra à escravidão – fruto de intensa mobilização dos movimentos de mulheres negras brasileiras.
Para celebrar a data, Zezé Motta, de 77 anos, ícone negro da cultura brasileira, realiza neste domingo, dia 25 de julho, às 17 horas o especial “Zezé Motta – Mulher Negra”, que será transmitido no canal L!Ke (530 da Claro – 500 da Claro NET), e pelo canal oficial do Teatro Bradesco no Youtube. O especial contará com roteiro e direção de Yasmin Thayná, criadora do Afrolix, plataforma que reúne produções de artistas negros.
Na apresentação musical da atriz-cantora, músicas consagradas como “Magrelinha” de Luiz Melodia, e “Tigresa” de Caetano Veloso. Zezé vai estar acompanhada da maestrina Claudia Elizeu, e terá a participação especial da jovem cantora Malía. Nascida na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, Malía tem 21 anos e começou a carreira em um coletivo no bairro de Madureira, como voz feminina na afirmação da música urbana, no R&B e hip hop.
A apresentação será de Luana Xavier – atriz, apresentadora, influenciadora digital e ativista em prol do povo preto -, e Rafaela Pinah – mulher trans negra, pesquisadora de tendências, colunista e diretora criativa do Coolhunter Favela. O especial trará ainda depoimentos de mulheres pretas como as atrizes Cris Vianna, Elisa Lucinda, Indira Nascimento, a cantora Iza, a escritora Conceição Evaristo, a filósofa Djamila Ribeiro e a ex-BBB Camilla de Lucas.
Zezé Motta
Com mais de 50 anos de carreira, Zezé Motta (foto) é a típica mulher da pele preta que se tornou figura respeitada na música, televisão e cinema, venceu o preconceito, quebrou paradigmas e desde os anos 1970 vem usando seu espaço na mídia para denunciar, lutar e reivindicar a questão do negro.
Vice-presidente do Retiro dos Artistas, que completou cem anos, Zezé engajará seu público para fazer doações à instituição através de um QR code que será disponibilizado na tela. As doações que acontecerão simultaneamente à exibição, continuarão ao longo dos dias, a apresentação ficará disponível no YouTube do Teatro Bradesco. A ação conta com patrocínio do Teatro Bradesco, Avon, Salon Line e Genera. A realização do especial é da Entusiasmo e Entretenimento e Vinicius Belo Relações Públicas.
(Fonte: Salon Line / Imagens: Divulgação)