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Zezé Motta recebe título de Doutora Honoris Causa da Fiocruz

Ó senhora liberdade, abre as asas sobre mim. Cantando estes versos, a atriz Zezé Motta se tornou, na quinta-feira, dia 31 de outubro, a primeira artista a receber o título de Doutora Honoris Causa pela Fiocruz — a maior honraria concedida pela instituição. A cerimônia foi realizada no auditório do Museu da Vida Fiocruz e transmitida ao vivo pelo canal da Fundação no YouTube.

A iniciativa de homenagear Zezé partiu do presidente da Fiocruz, Mario Moreira, e foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Deliberativo da instituição. “Sempre digo que é muito importante o reconhecimento das coisas boas que você realiza, porque é um incentivo para que você continue lutando pelo que acredita”, afirmou Zezé, ao receber o diploma. “Minha carreira foi marcada pela busca da representatividade e pelo combate ao preconceito. Hoje, recebendo esse título, sinto que a minha trajetória se entrelaça à de todos que lutam por justiça e igualdade”. 

Na abertura da cerimônia, Moreira destacou que a concessão do título “busca reconhecer o trabalho de pessoas que contribuíram para a melhoria da humanidade e do país”. “Entendemos que a expressão científica também se dá pela cultura e pelas artes, mas, para além disso, Zezé encarna a luta do nosso cotidiano por um país menos desigual”, enfatizou o presidente. “Esta é uma luta da Fiocruz, porque é uma luta da sociedade brasileira”. 

Mais de 50 anos de carreira 

Nascida em Campos dos Goytacazes, no norte do Rio de Janeiro, a atriz chegou a trabalhar como operária na indústria farmacêutica antes de estrear, em 1967, na peça Roda viva, de Chico Buarque. De lá para cá, foram 13 peças de teatro e mais de dez discos, sendo o mais recente Pérolas Negras (2024), no qual divide os vocais com Alaíde Costa e Eliana Pittman.

No audiovisual, porém, é que Zezé Motta conquistou seu lugar de maior destaque na arte brasileira. Explodiu como protagonista de Xica da Silva (1976), filme dirigido por Cacá Diegues. Atuou em mais de 45 produções na televisão — como a antológica Beto Rockefeller (1968), que inaugurou um novo modo de fazer telenovela no Brasil — e mais de 60 filmes, participando de clássicos como Vai trabalhar, vagabundo (1973), de Hugo Carvana. Em 2022, venceu o Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme Doutor Gama. A premiação já a havia homenageado em 2019 por sua contribuição à cultura nacional. A bem-sucedida carreira também lhe rendeu um Troféu Oscarito, do Festival de Gramado, pelo conjunto de sua obra, em 2007. 

“Ser uma mulher preta no Brasil é, por si só, um marco diário. Mas ser uma mulher preta que conseguiu se firmar no cenário artístico, desafiando estereótipos e conquistando espaços é uma vitória que carrego comigo — e junto a mim, todas as mulheres pretas que vieram antes e as que ainda vivem agora”, disse Zezé, que fez um apelo pelo fim da violência contra a mulher e o feminicídio. “Não podemos aceitar que mulheres neste país sejam vítimas de violência. Não se naturaliza o medo, a vergonha e a dor”.  

Luta antirracista 

A trajetória de Zezé Motta foi relembrada pela coordenadora de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas da Fiocruz, Hilda Gomes. Além dos palcos, a atriz atuou fortemente na consolidação da luta antirracista no Brasil, colaborando com a criação do Movimento Negro Unificado, na década de 1970, e fundando ela própria o Centro de Informação e Documentação Artista Negro (Cidan), em 1984. “Zezé é um ícone da cultura brasileira e porta-voz de uma luta antirracista fundamental para o fortalecimento da democracia e redução das desigualdades no Brasil”, destacou Hilda. “Ela é a personificação do nado contra a correnteza, sendo a própria correnteza. Há mais de 55 anos, vem lutando pelos direitos das pessoas negras, das mulheres e da classe artística”.

Em seu discurso, Zezé Motta homenageou a pensadora e ativista Lélia González, de quem foi amiga e aluna. “Eu sempre soube que tinha algo errado no país. Sentia muita inquietação, muita agonia, mas não sabia por onde começar”, contou a artista. “Através de um curso de cultura negra ministrado por Lélia, entendi que eu precisava me informar mais, me aprofundar. Na aula inaugural, Lélia disse: ‘Eu sei por que vocês estão aqui. Gostaria de lembrar que não temos mais tempo para lamúrias. Temos que arregaçar as mangas e virar esse jogo’. Aquela aula mudou minha vida, porque me deu o norte: em vez de ficar me lamentando, eu precisava fazer alguma coisa”.  

A diretora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Anamaria Corbo, representou o Conselho Deliberativo da Fundação na cerimônia e reiterou a importância da arte para a promoção da saúde. “Quando aceitamos pensar sobre a saúde de forma ampliada, aceitamos pensar sobre essa relação com a arte de um modo menos pragmático — não apenas como ampliação de acesso a diferentes formas de produção artística, mas da arte como potência para a transformação social”, afirmou. “Pela arte, podemos nos ver diante do que não sabemos dizer, mas do que teimamos em desejar sonhar como indivíduos e como coletivo. Se nosso compromisso é pensar e realizar saúde numa dimensão que se contrapõe ao apequenamento, à alienação da vida, precisamos de muita energia criativa”.

(Fonte: Agência Fiocruz de Notícias / Fotos: Peter Ilicciev)

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