Iniciativas & Projetos,Notícias

Zileide Silva recebe o Prêmio Glória Maria de Jornalismo

A Câmara dos Deputados realizou no dia 13 de novembro, no Plenário Ulysses Guimarães, a cerimônia de entrega do Prêmio Glória Maria de Jornalismo de 2024, concedido ao profissional cujo trabalho ou ações mereçam especial destaque no jornalismo brasileiro. A vencedora desta primeira edição é a jornalista Zileide Silva, de 66 anos, que atua na TV Globo como repórter de política e economia e também como apresentadora de telejornais. A cerimônia contou com a presença de Laura Matta, filha de Glória Maria.

A jornalista homenageada iniciou suas atividades profissionais na Rádio Jornal de São Paulo. Trabalhou na Rádio Cultura Brasil, na Rede Bandeirantes, na TV Cultura e no SBT. Desde 1997, atua na TV Globo como repórter de política e economia e também como apresentadora de telejornais. De 2000 a 2003, foi correspondente em Nova York, nos Estados Unidos, quando participou da cobertura dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

Além de Zileide, também foram indicados André Louvem Shalders, Basília dos Santos Rodrigues Silva, Carolina Rabelo, Dulcinéia Novaes, Márcio Bonfim dos Santos, Maju Coutinho, Nilson Klava e Rosane Aparecida de Oliveira.

Sobre o prêmio

Criado em 2023, o Prêmio Glória Maria de Jornalismo tem como objetivo enaltecer não somente a profissão, mas o profissional que vai além das informações superficiais, revelando histórias significativas para a sociedade, com empatia, sensibilidade, responsabilidade e com o uso pertinente das novas tecnologias.

A finalidade, segundo a Câmara dos Deputados, é fomentar o reconhecimento e a contribuição para esse campo da comunicação, que aborda tópicos desafiadores e sensíveis, priorizando a compreensão sob diversas perspectivas sem abrir mão da idoneidade e da imparcialidade.

Glória Maria foi a primeira repórter a entrar ao vivo e em cores no Jornal Nacional, apresentou o Fantástico por quase uma década e comandou o Globo Repórter por mais de 12 anos. Ela visitou mais de 100 países e entrevistou chefes de Estado e celebridades internacionais. Foi uma inspiração para meninas negras de diferentes gerações. Glória morreu em 2 de fevereiro de 2023, vítima de complicações de um câncer no pulmão. Ela deixou duas filhas, Maria e Laura.

(Fonte: Agência Câmara / Foto: Reprodução Redes Sociais)

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *